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		<title>Otimização da alocação de experimentos em veículos de sondagem utilizando inteligência computacional</title>
		<format>On-line.</format>
		<year>2014</year>
		<secondarytype>PRE CN</secondarytype>
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		<author>Figueiredo, Elder,</author>
		<author>Guimarães, Lamartine Nogueira Frutuoso,</author>
		<group>CAP-COMP-SPG-INPE-MCTI-GOV-BR</group>
		<affiliation></affiliation>
		<affiliation>Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)</affiliation>
		<editor>Santiago Júnior, Valdivino Alexandre de,</editor>
		<editor>Ferreira, Karine Reis,</editor>
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		<conferencename>Workshop dos Cursos de Computação Aplicada do INPE, 14 (WORCAP).</conferencename>
		<conferencelocation>São José dos Campos</conferencelocation>
		<date>12-13 nov. 2014</date>
		<publisher>Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)</publisher>
		<publisheraddress>São José dos Campos</publisheraddress>
		<booktitle>Resumos</booktitle>
		<tertiarytype>Pôster</tertiarytype>
		<organization>Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)</organization>
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		<keywords>inteligência computacional, veículos de sondagem, alocação de experimentos, algoritmo genético.</keywords>
		<abstract>A pesquisa espacial permite à comunidade científica entender os fenômenos terrestres ocorridos após a camada da troposfera. A coleta e análise de dados nestas camadas da Terra são realizadas através de sensores e experimentos lançados ao espaço utilizando foguetes de sondagem. Para o sucesso da missão é necessário que o processo de lançamento seja eficiente e seguro. A alocação de experimentos na carga útil do veículo é inerente ao comportamento do voo e a sua trajetória. Nesta alocação dois parâmetros de configuração do veículo devem ser garantidos numa análise em três dimensões. O primeiro parâmetro corresponde ao balanceamento de cada plataforma, no qual é verificado seu centro de massa, e este deve coincidir com o centro da plataforma circular. O segundo parâmetro é a margem estática do veículo, obtida da diferença do centro de pressão do veículo e o centro de gravidade total do veículo, isto é, considerando os foguetes propulsores e a carga útil. Sistemas inteligentes podem determinar as melhores configurações para alocação dos experimentos garantindo a segurança e trajetória do veículo de sondagem.</abstract>
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		<language>pt</language>
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